
"Minhas próprias vitorias foram o fator determinante da propagação e do renome do Karate. Mantenho o recorde inigualado de vitoria sobre pugilistas à inglesa, lutadores, judocas, e boxeurs thais. Venci a mãos nuas touros furiosos. Continuo persuadido de que enquanto eu poder utilizar o karate, sou imbativel em um conflito não armado...
Um homem não pode conhecer a verdadeira natureza das artes marciais se não passou pela experiência do combate real. Para merecer o nome de karateca é preciso encontrar e sobrepujar o verdadeiro perigo...
Sou provavelmente o único dirigente de karate japonês do pós guerra a ter enfrentado tantas vezes a morte. Por isso, tenho sido denegrido por pretensos karatecas pacifistas que não conhecem nada de combate real. Como se deve julgar os instrutores de uma espécie de dança de karate, que transmitem a seus alunos as técnicas e o espírito do combate quando eles próprios nunca combateram ?
A essência do karate reside no combate".
Ossu !!
*Texto publicado na Revista Combat Sport, n. 22 Dez/94.
5 comentários:
Falar do Sosai Oyama é sintetizar todos os atributos do Verdadeiro Guerreiro, do Samurai Original, enfim, daquele que conhece a essência do cambate real, onde coloca a sua vida a mercê das técnicas de pés e mãos da luta marcial a qual representa. Poucos homens não história, aqueles que se entitulam Grão-Mestre ou Mestre lograram êxito ou tiveram coragem de se colocar frente aos desafios propostos a si mesmo por Oyama. Não só para demonstrar o poder do Kyokushin, mas para provar o valor do seu espírito e da sua honra.
Jack Dempsey certa feita, após quebrado realizado por Oyama nos E.U.A, aproximara-se e dissera ao homem mais forte do mundo no que se refere a luta de mãos vazias: GOSTARIA QUE MEU FILHO TIVESSE AS SUAS MÃOS.
Felizmente, há pessoas como o Sidivaldo da Costa, honestas, que buscam mater VIVA a história deste grande homem.
Ossu!
Ossu Sensei, suas palavras fazem Sosai Oyama se alegrar, inspirados na realidade de um profundo conhecedor deste assunto, imperasse exatidão e grandeza. Ossu !!
Ossu meu grande Amigo Sidivaldo. É com grande prazer que escrevo neste seu blog. Você foi dos pouquíssimos que me apoiaram durante o recesso do nosso site oficial (www.seiwakai.com.br), dando apoio moral, intelectual e material, isso eu não tenho como lhe agradecer. Realmente Mas Oyama é uma verdadeira lenda, e foi ele mesmo quem disse que o nosso Kancho conhecia e conhece a "essência" do karate, pois aquele que quiser conhecê-la, deveria beber o chá da poeira dos pés do nosso Kancho!
Ossu meu Irmão, conte sempre comigo!
André.
Ossu !! Obrigado meu amigo André, és digno realmente da postura de Secretário Geral da Seiwakai a competência de quem sabe o fala, sempre presente e de um coração mega generoso, sua visita a este Blogger engrandece nosso espírito.
Sidivaldo Costa
Ôsu! Alegro-me de ver que não são poucos que reconhecem e guardam na memória os ensinamentos e feitos do Sosai Mas. Oyama. O Kyokushin é o seu grande legado para a humanidade e o Kancho Ademir da Costa representa a melhor essência de um verdadeiro discipulo de Mas Oyama. Guardo os dois, Sosai Mas. Oyama e Kancho Ademir da Costa, como grandes referências na minha vida. Ôsu!
Postar um comentário