domingo, 4 de julho de 2010

Ben Berghman - Muay Thai direto da fonte.

Ben Berghman
Ben, direcionando um atleta em seu caminho no aprendizado do verdadeiro Muay Thai.

Pratica Muay Thai há 28 anos é ex-lutador profissional com 34 lutas no seu cartel; 29 vitorias, 2 empates e 3 derrotas. Além de Muay Thai, competiu no Karatê Kyokushin, Kickboxing, WKA-kickboxing e Savate (boxe francês). São 122 lutas em total.

Nascido em Java na Indonésia, imigrou com a família para a Holanda no início dos anos 60. Aos 15 anos começou a praticar Karatê Kyokushin na academia Dojo Kokoro de seu tio, o mestre Harry Couzijn. Shihan Harry Couzijn, 5 Dan, foi o primeiro aluno estrangeiro de Mas Oyama, o fundador do Karatê Kyokushin, de quem foi grande amigo. Shihan Harry Couzijn também foi técnico da vitoriosa seleção holandesa de Kyokushin dos anos 80. Bem Berghman é faixa preta de Karate Kyokushin também.

Shihan Harry Couzijn, 5 Dan, foi o primeiro aluno estrangeiro de Mas Oyama.

4 anos depois, em 1982, Ben mudou-se para a academia Dojo Kamakura dos irmãos Gordeau, que também são ex-alunos de Shihan Harry Couzijn, na cidade de Haia. Então, além do Karatê Kyokushin, passou a treinar Muay Thai com Mestre Gerard Gordeau. Kanchu Gerard Gordeau e 9 Dan de Karate Kyokushin Oyama. Kanchu Gerard Gordeau é presidente da IBK, International BudoKai. É reconhecido mundialmente como o melhor “Ultimate Fighter” da sua época pois, destacando-se em várias modalidade como Muay Thai, Karatê Kyokyshin, Vale Tudo e K-1, obteve vários títulos mundias. É treinador/técnico dos campeões: Mourad Bouzadi, Daniel Ghita e Kenneth Felter e Annemarie ten Cate. O legendário Peter Aerts prepara-se para a maioria de suas lutas na academia Dojo Kamakura por causa do alto nível dos peso-pesados da Kamakura. (Team Aerts/Kamakura)

Aos 21 anos Ben estreou no Muay Thai como amador e, 5 anos depois, em 1989, profissionalizou-se. De 1991 até 1995, passava períodos anuais de três a seis meses no campo do treinamento do Den Muangsurin na Tailândia onde, com Ajarn Raktae and Kru Supoch aprimorava sua técnica. Treinou também em alguns campos menores nas regiões rurais desse mesmo país. Conheceu assim a essência do Budismo, a pureza da luta e amadureceu ainda mais como atleta.

Kru Supoch e seu campo de treinamento onde o Ben aprimorou um Muay Thai com valores técnicos e culturais.

Ben (primeiro a esquerda), ao participar do Seminário do Shihan Francisco Filho na Bahia.

Em 1997 encerrou a sua carreira profissional e voltou para Asia-Suleste onde morou até 2000, quando começou a dar aulas de Muay Thai e envolveu-se com projetos esportivos-sociais na Indonésia e Holanda. Mudou-se em 2003 para o Brasil. Ministrou aulas de Muay Thai na Academia Barracuda em Valença - Bahia de 2005-2008 e diversos seminários por todo o Brasil. Hoje em dia ministra aulas de Muay Thai na e prepara lutadores profissionais na Brasilia, Distrito Federal

Ben Berghman faz parte de uma geração de lutadores que chegaram na Holanda nos anos 60 como imigrantes do Suriname, Turquia e Indonésia, como Ernesto Hoost, Musid, Michael Lieuwfat, Ivan Hyppolite, Gilbert Ballentine e Gerold Mamadeus. São lutadores que lidaram com a discriminação através da arte marcial. E que, dedicando-se extremamente aos treinos ao lado de colegas holandeses como Rob Kaman, Leo de Snoo, Peter Smit, Rik vander Vathorst e Ramon Dekker, superaram o preconceito e ganharam reconhecimento. Hoje em dia uma segunda geração desses “lutadores naturalizados” destaca-se no palco internacional. São eles: Remy Bonjasky, Badr Hari, Murad Deriçi, Melvin Mannhoef, Jerrol Venetiaan, Warren Stevenson, Mourad Bouzadi, Alistair Overeem.

Ben Berghman em ação.

Ben Berghman, baseado em suas experiência nas academias holandesas e tailandesas e nos ringues, oferece métodos de treinamento eficazes para as diversas intenções de seus alunos, recrear ou competir. As suas aulas são uma combinação de treinamento técnico e condicionamento físico. Tudo isso dentro da filosofia oriental de, harmonizando a movimentação, unir corpo e mente.


O Kancho Gerard "The Ultimate Fighter" Gordeau, em alguns momentos.

Modalidades

Muay Thai Profisssional A-Class Lutador 34 lutas

Ajarn (Mestre) de Muay Thai

Karatê Kyokushin Oyama Faixa Preta 68 lutas

(Kickboxing, WKA e Savate 20 lutas)


Nenhum comentário: